Uma pele saudável e bem cuidada é um dos atributos mais belos, sedutores e desejados por qualquer mulher. O grande segredo é cuidar sempre da higiene, hidratação, proteção da ação solar e do vento, para manter sua pele sempre jovem, macia e encantadora.

Todos os dias, poeira, poluição, restos de maquiagem e outros produtos sujam nossa pele, e sendo somados ao acúmulo da oleosidade, podem entupir os poros favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de acelerar o envelhecimento precoce das células. Portanto, a higienização diária é fundamental para evitar qualquer dano.

Seguem algumas orientações:

  • É recomendável limpar a pele duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite, utilizando um sabonete líquido adequado ao seu tipo de pele. Para peles secas e normais, o indicado é utilizar sabonetes com pH neutro e complementar a limpeza com uma loção ou creme de limpeza. Já para peles oleosas e mistas, o ideal são os sabonetes adstringentes com alfahidroxiácidos e enxofre, que removem melhor as impurezas e desobstruem os poros.
  • No caso de uma maquiagem mais pesada, os tônicos podem realizar um trabalho mais profundo. Enquanto a esfoliação periódica retira células mortas, auxilia na higienização, estimula renovação das células e melhora a aparência da pele.

– A prática de esfoliar em excesso pode prejudicar a pele, por isso é importante consultar um profissional para estabelecer métodos e rotina corretas para realizar esse tipo de procedimento.

  • A hidratação da pele, interna e externamente, é outro fator importantíssimo para evitar ressecamento, descamação, envelhecimento precoce, irritações, inflações ou infecções.

  • O contato com o vento e outros agentes nocivos, podem trazer reações adversas, que podem ser evitadas, como a utilização diária de hidratantes adequados ao seu tipo de pele e situação.

– São recomendados os produtos oil-free para peles oleosas, pois são feitos a base de água para evitar o aumento da oleosidade.

  • É aconselhável ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, manter uma dieta rica em frutas, verduras e fibras, como também evitar uso abusivo de álcool e tabaco.

  • Não exagere nos banhos muitos quentes e prolongados, assim como não use excessivamente sabonetes e buchas, que podem prejudicar a saúde da pele. Procure também evitar a exposição excessiva ao Sol.
  • Entre os maiores vilões para a saúde e beleza da pele, estão a radiação UVA e UVB, responsáveis por provocar alterações na epiderme humana, como o surgimento de pintas, sardas, manchas ou rugas.

–  A exposição UVA, têm comprimento de onda mais longo, penetrando profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento precoce e por diversos tipos de câncer de pele. Sua intensidade varia muito pouco ao longo do dia, portanto      devemos nos prevenir ao longo do dia, protegendo todas partes do corpo com protetor solar, para evitar assim possíveis efeitos nocivos.

– Já no caso da radiação UVB, que ocorre entre as 10hs e 16hs, tem um comprimento de onda bem mais curto, e assim penetra menos na pele, mas pode causar queimaduras e vermelhidão. Nesse caso, valem os mesmos cuidados recomendados acima, principalmente quando estamos em eventos a céu aberto ou na praia, em que ficamos por longos períodos expostos, seja a trabalho, lazer ou para adquirir um bronzeado.

 

Em todo caso proteja a pele, mantendo sua saúde e fazendo que as marcas do tempo não roubem sua beleza natural e encantadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *