Os nossos pés são a parte do corpo que mais sofre diariamente, e muitas pessoas não realizam os cuidados da maneira que deveriam.

Fatores

O uso de sapato fechado, rasteirinhas e sandálias são uma das principais causas do desgaste dessa região.

O clima também é outro fator determinante e que contribui para o seu ressecamento e rachaduras.

Trouxemos algumas dicas para manter seus pés saudáveis e bonitos. Confira!

 Lave bem os pés

Para manter seus pés saudáveis é importante lavá-los e secá-los bem, pois a limpeza evitará o surgimento de germes e bactérias no local.

Mesmo essa região dos pés sendo uma das que mais sofrem com os desgastes do dia a dia, por conta do uso de sapatos fechados, chinelos e outros calçados, não há uma preocupação e nem um cuidado para deixá-los saudáveis.

Uma ótima sugestão é aproveitar o banho para lavar bem essa região dos pés, principalmente entre os dedos e esfregando os calcanhares.

Use hidratante

O ato de lavar os pés e enxugá-los bem, não é o suficiente para deixá-los hidratados e saudáveis, o ideal é que seja utilizado algum hidratante específico para essa região, passando delicadamente em toda a região dos pés, entre dedos e calcanhares.

Pés saudáveis e macios

O uso de esfoliantes é bastante comum por parte das pedicures, enquanto elas fazem a higienização das unhas e dos pés de uma forma geral, você também pode utilizar esse produto em casa, mas é aconselhável que seu uso seja feito enquanto toma banho, através da aplicação de cremes específicos.

É importante lembrar que sua utilização não ultrapasse cinco vezes por semana, pois o ato de lixar os pés também é recomendado, mas o ideal é que seja feito uma vez por semana ou a cada quinze dias e dessa maneira evitará o surgimento das rachaduras.

Cuidado com as micoses

 As micoses surgem a partir da umidade deixada nos pés, em decorrência de não os secar da maneira correta e por completo.

O uso de meias com tecido de algodão é ideal quando for utilizar sapatos fechados, principalmente em situações em que esse tipo de calçado for diário e duradouro. Dessa maneira, os seus pés ficarão protegidos contra a contaminação, sem deixar de mencionar, que o suor é muito bem absorvido por esse tipo de tecido.

Evitando o mau cheiro

O mau cheiro dos pés, sendo mais conhecido como chulé, ocorre pelo uso duradouro de calçados fechados, mas há também o fato de não secar corretamente a região ou quando pés já estão contaminados por bactérias.

Uma ótima sugestão é usar desodorantes específicos para pés, com o intuito de deixá-los sempre cheirosos, não deixando o suor causar esse odor indesejado.

Uma outra recomendação é não usar o mesmo sapato diariamente e toda vez que usá-lo, colocar exposto a luz solar e ventilação, para retirar qualquer cheiro decorrente de seu uso prolongado.

Livrando-se dos calos

É um problema bastante comum, causado pela utilização duradoura de calçados.

Outro fator que contribui para o seu surgimento é o uso de sapatos apertados, uma sugestão é procurar calçados que sejam mais confortáveis, que tenham uma palmilha macia e que disponham de algum tipo de amortecimento no solado.

Faça as unhas a cada 15 dias

As unhas que fazem parte da região dos pés, necessitam de cuidados indispensáveis para deixar seus pés saudáveis e higienizados.

Outra sugestão é não deixar o esmalte muitos dias nas unhas, pois isso pode causar o ressecamento e enfraquecimento das unhas.

Quando for retirá-lo, opte pelo uso do removedor de esmalte ao invés da acetona e deixe as unhas descansando por alguns dias, antes de usar um novo esmalte para colorí-la novamente.

 

Gostou? Então não perca a nossa próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *